Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, Assu, Homem





Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Aclecivam Soares
 Ana Valquíria
 Arafran (Macau)
 Assu FM
 Carlos Santos (Mossoró)
 Chrystian de Saboya
 Costa Branca News (Aluizio Viana)
 Evânio Araújo
 Fernando Caldas (Fanfa)
 Jean Lopes (Fotografia)
 Juscelino França
 REGIStrando
 Samuel Nário Jr.
 Thaisa Galvão
 Correio da Tarde
 Diário de Natal
 Gazeta do Oeste
 Jornal de Fato
 Jornal de Hoje
 O Mossoroense
 Tribuna do Norte
 Portal Nominuto
 Princesa AM
 IFRN
 UERN
 UFRN
 UFERSA
 Marcos Henrique
 Site Cidades
 Consórcio Vale Unido
 89 FM - Rádio Verde Vale
 Novo Jornal
 Luizinho Cavalcante


 
 
Blog de Alderi Dantas


Maior chuva do ano causa estragos em Assu

A chuva intensa que caiu no período vespertino desta quinta-feira (30), em Assu, foi a maior nesta atual temporada invernosa chovendo 90 milímetros. A previsão é de mais chuvas nas próximas 24 horas.

Quem saiu de casa não teve como escapar dos estragos causados pela chuva. Em diversos pontos da cidade houve alagamentos e, principalmente, muitos buracos na pavimentação.



Escrito por Alderi Dantas às 17h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Barragem atinge segundo sangradouro

A sangria da barragem Armando Ribeiro Gonçalves ultrapassou na manhã desta quinta-feira, 30, o limite de armazenamento do segundo sangradouro. Ou seja, já ultrapassou a marca de 2m50cm.

 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves sangra este ano pela décima terceira vez. Sua maior sangria foi no ano de 1985 com 4m50cm. Em 2008, ela atingiu a marca de 4m22cm no dia 5 de abril.



Escrito por Alderi Dantas às 11h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Extra... Extra... Extra...

O paciente atendido na tarde desta quarta-feira, 29, no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos (Assu) com suspeita de gripe suína, diferente da informação transmitida inicialmente, não possui nacionalidade mexicana. A pessoa identificada como Deizyt Ribeiro da Silva é de nacionalidade brasileira, nascido em CAstanhal, no Estado do Pará. No entanto, estava nos últimos seis meses em países como Panamá e Costa Rica, onde o índice de infestação da doença é considerado grave.



Escrito por Alderi Dantas às 11h06
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Hospital do Assu atende paciente com suspeita de gripe suína

A rotina do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu, foi quebrada no final da tarde desta quarta-feira, 29, com a entrada de um paciente suspeito de gripe suína. Com os indícios de suspeita do paciente a equipe do hospital retirou os outros pacientes da área e distribuiu máscaras e logo em seguida fez a transferência para a capital do Estado.

De acordo com o hospital o paciente deu entrada na unidade com sintomas semelhantes aos da gripe suína, apresentando dores da garganta, no corpo e diarréia.

A pessoa é um mexicano, engenheiro agrônomo, de 27 anos, que havia desembarcado no Brasil há poucos dias, após ter percorrido vários países da América Central e estava na região para prestar serviço para uma empresa do setor agrícola.

Estado terá de recorrer à rede particular para atender pacientes suspeitos

O Hospital Giselda Trigueiro - referência em doenças infecto-contagiosas no Rio Grande do Norte - não tem unidade de isolamento para os casos em que o paciente tenha que ficar separado dos demais para evitar a transmissão de uma doença infecciosa. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, George Antunes, quando foram divulgadas estratégias com relação aos casos em investigação no estado.

Além da inexistência do setor de isolamento, outro dado preocupante: o Giselda não tem sistema de exaustão, indispensável para destruir as partículas virais no ar, antes que outros pacientes sejam contaminados.

Porém, o secretário afirmou que a falta de infra-estrutura adequada não será motivo para que as pessoas que necessitem de procedimentos médicos deixem de ser atendidas no estado. George diz que assim como ocorreu em outros estados, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) firmou uma parceria com um hospital particular de Natal onde existe sistema de exaustão e o setor de isolamento adequado
.

Organização Mundial de Saúde alerta para pandemia iminente*

A Organização Mundial de Saúde anunciou nesta quarta-feira (29) que o nível de pandemia mundial para o surto de gripe suína atingiu nível 5, em uma escala de 1 a 6, indicando que existe ameaça iminente de pandemia global.

"Com base nas informações atuais e em análises de especialistas, eu decidi elevar o nível de alerta da pandemia de influenza da atual fase 4 para a fase 5", anunciou Margaret Chan, diretora-geral da OMS. "A pandemia está evoluindo rapidamente e a situação deve ser levada muito a sério."

Keiji Fukuda, diretor-assistente da OMS, acrescentou que os países devem avaliar a situação da infraestrutura necessária para lidar com a pandemia e aumentar o acompanhamento de casos suspeitos.

Ao mesmo tempo em que a diretora da OMS anunciava a decisão, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, concedia em Brasília uma coletiva de imprensa, na qual explicou que as medidas recomendadas pelo órgão internacionais "já estão sendo tomadas no Brasil desde sábado".

"Agora o que vamos fazer é aguardar que surjam recomendações adicionais da OMS em relação a essa situação", acrescentou o ministro.

Nesta quarta-feira, Alemanha e Áustria confirmaram seus primeiros casos de gripe suína, aumentando para 11 o número de países com casos confirmados da doença, segundo os governos locais: México (49), Estados Unidos (91), Canadá (19), Espanha (10), Inglaterra (3), Alemanha (3), Nova Zelândia (3), Israel (2), Escócia (2), Costa Rica (1) e Áustria (1). Esses números incluem sete mortes no México e uma nos Estados Unidos, casos em que a ligação com a gripe suína foi confirmada; além dessas, o governo mexicano estima que as doença pode ter matado mais de 150 pessoas no país.

A contagem oficial da OMS relata 148 casos confirmados em todo o mundo - um número menor do que os 184 anunciado pelos órgãos de saúde nacionais. Segundo Rubén Figueiroa, gerente da unidade de doenças transmissíveis da Organização Pan-americana da Saúde, representante regional da OMS, explica que essa diferença se deve ao tempo que os casos levam para serem catalogados pelo organismo internacional. "Vocês da mídia provavelmente conseguem informações muito mais adiantadas do que a gente, mas nós da OMS temos que lidar de forma prudente e verificar seriamente todas as informações não-oficiais do país", afirmou em Brasília o representante.

O nível 4 de pandemia indica que a doença está se espalhando de ser humano para ser humano. Aumentar o índice para nível 5 significa que a doença tem dois focos, em ao menos dois países, indicando pandemia iminente.

*Com informações do UOL Notícias Internacionais



Escrito por Alderi Dantas às 20h22
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Ivan Júnior perde mais um secretário

 

Segundo informação colhida pela redação deste blog, amanhã será o último dia de expediente de José Patrício da Silva Júnior, secretário de Planejamento e Coordenação de Ações de Infra-Estrutura, da Prefeitura do Assu. O pedido oficial já foi entregue ao prefeito Ivan Júnior e a notícia é de que o mesmo tem caráter irrevogável.

 

Patrício Júnior que demorou a aceitar o convite medindo se o cargo iria lhe abrir ou fechar horizontes e as circunstâncias de deixar de lado seus negócios no supermercado 22 de Dezembro e na rede Ideal, terminou dizendo sim ao seu amigo prefeito. Porém, entendeu nesses quatro meses no exercício do ofício que era melhor cuidar dos seus negócios e executar muitas vendas.



Escrito por Alderi Dantas às 11h55
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Detran inicia sinalização vertical das ruas do Assu

 

Próximo a concluir o prazo (10 de maio) estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta, proposto pelo Ministério Público objetivando o disciplinamento do trânsito assuense, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) na qualidade de um dos compromissários começou a executar no dia de ontem (terça-feira, 28) a colocação das placas referente a sinalização vertical das ruas da cidade.

 

No tocante a sinalização horizontal, o DETRAN comprometeu-se a cumprir até o dia 10 de junho, a partir da pavimentação das ruas a ser feita pela prefeitura do Assu.

 

O blog viu o Termo de forma crítica, por entender que alguns cuidados bastante necessários não foram estabelecidos no documento. No entanto, respalda tudo o que encontra-se nele no objetivo de que o Assu alcance esse sonho cidadão.



Escrito por Alderi Dantas às 11h36
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Interior pode ameaçar a capital?

 

Vinte e dois clubes do interior já participaram dos  campeonatos promovidos pelas entidades que administraram o futebol do RN, de 1919 até hoje. Os primeiros clubes a se filiarem à federação foram os de Parnamirim (Potiguar, como pioneiro, fundado que foi em 1949,  depois o União em 1951 e Asas em 1959), os três com as atividades encerradas há alguns anos, sendo que o Potiguar de Parnamirim ainda disputou em 2002/2003. Depois dos três vizinhos de Parnamirim, pela ordem, vieram, Potiguar/M em 74 e Baraúnas em 76, Corinthians de Caicó, Potyguar/CN e Macau em 78, Caicó AC em 79, Desportiva do Vale (de Ipanguaçu) em 92, Currais Novos em 93, Areia Branca em 94, Mossoró AC em 96 (permaneceu na disputa apenas um ano), Pauferrense em 99, São Gonçalo em  2000, Clube Atlético Piranhas em 2001. Mais recentemente, da cidade “Trampolim da Vitória” vieram São Paulo e Parnamirim, e da mesma forma rápida como chegaram, se mandaram.  ASSU e Santa Cruz de Inharé, duas forças interioranas, disseram pra que vieram, e a prova é que ASSU está decidindo o título estadual de 2009. O relato histórico foi feito na edição de domingo (26), da Tribuna do Norte pelo repórter e pesquisador do futebol do RN, Everaldo Lopes.

No artigo que traça toda a trajetória do surgimento das equipes inteioranas, Everaldo demonstra que durante anos seguidos, o futebol do interior do Rio Grande do Norte tentou evitar a longa hegemonia da capital, até que, no ano de 2001, o Corintians de Caicó quebra a sucessão de títulos da capital, que parecia jamais  poder ser quebrada. Além do mais, nos últimos cinco anos, ficou muito mais difícil golear os times mais fortes do interior.

 

Nota do blog: Vale salientar que a sequência de vitórias de América e ABC foi quebrada ainda com Potiguar (Mos), em 2004 e Baraúnas (Mos), em 2006. Vamos esperar agora sexta-feira, 1º de maio, para conhecer o novo campeão. Que com certeza não será o ABC e, muito menos o América.



Escrito por Alderi Dantas às 09h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Dívidas dos municípios com INSS e Pasep é mais grave do que redução de FPM

Os prefeitos do Rio Grande do Norte choram, desde o início do ano, da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) calculada em média 8,9% nos primeiros três meses de 2009, comparada com o mesmo trimestre de 2008. Porém um levantamento realizado pelo gabinete do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) mostra que o impacto do pagamento de dívidas das prefeituras com INSS e Pasep supera, em muito, o da perda com a queda nesse repasse.

Os números apontam que nada menos de 27% do FPM não chegaram aos cofres municipais, porque foram retidos devido ao parcelamento dessas duas dívidas. O impacto desse desconto, afirma o deputado, é grave e serve de alerta quanto à necessidade de melhores gestões nas prefeituras.

Mineiro diz ainda que cabe aos atuais prefeitos divulgar os números sobre a dívida, como ela foi gerada, como vem sendo paga e até quando vai essa dívida.

Assu sofre com um desconto de 35,75% do FPM com dívidas do INSS e Pasep

Um total de 142 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte estão com dívidas com o INSS e Pasep. Os débitos estão impactando de sobremaneira a vida dos municípios uma vez que mensalmente esses recursos são descontados nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)l. O município do Assu, por exemplo, tem descontado uma parcela de 35,75% do valor a que tem direito mensalmente, o que provocou uma arrecadação zero no FPM nas duas primeiras parcelas de março.

Os descontos de outros municípios da região são os seguintes: Pendências 57,76%; Alto do Rodrigues 47,60%; Carnaubais 43,86%; Porto do Mangue 39,42%; Itajá 27,30%; Macau 26,31% e São Rafael 25,25%.



Escrito por Alderi Dantas às 21h13
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Palácio fica eufórico com o desempenho de Dilma Rousseff ao anunciar a doença

Do blog de Fernando Rodrigues, UOL Notícias

Ninguém vai dizer isso em público, mas todos os principais assessores palacianos e o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estão eufóricos com o desempenho da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao anunciar que se submeterá a um tratamento preventivo depois da descoberta de um câncer em seu sistema linfático.

A avaliação geral é que Dilma ganhou uma oportunidade única para receber solidariedade geral por enfrentar publicamente a doença. Há muita confiança no diagnóstico segundo o qual o câncer estava em estágio muito inicial e a possibilidade de cura é alta – 90%, segundo os médicos.

O resultado da biópsia – realizada nos Estados Unidos – foi considerado muito positivo pelos médicos brasileiros. Por estar em um estágio inicial, a recomendação vinda dos EUA era quase ambígua, falando sobre a recomendação de uma quimioterapia preventiva.  Ou seja, será um tratamento que pode realmente apenas garantir a Dilma mais segurança, pois há a chance de o câncer ter sido completamente extirpado com a retirada do nódulo na região de sua axila esquerda.

Neste fim de semana, Dilma já recebeu mensagens de solidariedade dos presidentes dos dois principais partidos de oposição, PSDB e Democratas. Ambos, Sérgio Guerra (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM) deram declarações aos jornais desejando pronto restabelecimento da ministra.

Lula telefonou para Dilma depois da entrevista deste sábado cumprimentando sua ministra pelo desempenho ao falar sobre como será o tratamento. 

A ministra será apresentada a partir de agora por aliados como uma pessoa com coragem de enfrentar em público uma doença que muitos até hoje não gostam de pronunciar o nome. Sua face humana será ressaltada.

Ritmo alterado

Mesmo antes de o câncer ter sido diagnosticado, já estava decidido internamente no Palácio do Planalto que Dilma reduziria sua carga de trabalho interno. A ideia era que ficasse mais livre para viajar pelo país.

Agora, essa decisão será levada a cabo imediatamente. A Subchefia de Articulação e Monitoramento (SAM), comandada por Miriam Belchior, vai assumir cada vez mais a tarefa de acompanhar o cronograma de execução de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Assim, Dilma poderá viajar pelo país, apesar de estar se submetendo ao tratamento quimioterápico.



Escrito por Alderi Dantas às 20h41
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



ASSU goleia Potyguar e fica bem perto do título

O Assu deu um grande passo rumo a conquista do título do Campeonato Estadual, ao bater o Potyguar de Currais Novos, por 4 a 1, na noite deste sábado (25) no estádio Edgarzão (Assu), com gols de Luciano Paraíba (dois), Marcelo Assuense e Pantera, enquanto Tiago marcou para Potyguar.

Dessa forma, ASSU reverteu à vantagem do time seridoense que no jogo da volta marcado para o próximo dia 1º de maio, em Caicó, se quiser ser campeão terá que vencer pela diferença de três gols.

O jogo contou com um público pagante de 1.881 para uma renda de R$ 36.549,00.Fotos: Júnior Santos/TN 



Escrito por Alderi Dantas às 20h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Na crise é que aparece o gestor, diz Wálace

 

Durante a sessão especial ocorrida na Câmara Municipal do Assu, com o objetivo de  discutir os efeitos da crise mundial no plano local e regional, o novo prefeito do Assu, Ivan Júinior (PP), aproveitou o momento para mais uma vez derramar o discurso de choro no tocante a queda dos repasses transferidos ao município, o que de imediato recebeu a observação do vereador Wálace (PRB) de que é nestes momentos que aparece o gestor com alternativas para se ultrapassar os obstáculos.

 

O blog acrescenta ainda que há muito o muncicípio do Assu pede esse papel de sair do padrão comum e deixar de ver os problemas e as soluções dentro do mesmo prisma. Nossos administradores precisam abrir-se à criatividade e praticá-la como um exercício necessário.



Escrito por Alderi Dantas às 21h28
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Eleição de Dilma seria simbólica para a democracia

 

Do blog de Ricardo Noblat, com informações da BBC Brasil

 

Uma eventual eleição da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a Presidência em 2010 seria um "acontecimento duplamente simbólico e lisonjeiro para a democracia brasileira", segundo o jornal francês Le Monde.

 

"Imaginemos o que Dilma representa: uma mulher, pela primeira vez presidente, oito anos depois da eleição de um operário", justifica o diário.

 

Em um artigo que traça o perfil e a trajetória política da ministra, o Le Monde a apresenta como a ex-militante radical de esquerda que hoje tem a reputação de "dama de ferro" e que é a mais provável candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições presidenciais do ano que vem.

 

"Você vai ouvir falar dela cada vez mais, de agora até o fim de 2010", diz o artigo. "Porque Dilma - evitemos 'Dilminha', uma intimidade da qual ela não gosta - está se tornando a grande estrela da política brasileira."

 

Segundo o Le Monde, os trunfos da ministra são "a inteligência, a força de trabalho e as qualidades de administradora". O jornal aponta que seu "defeito" é nunca ter enfrentado uma eleição.



Escrito por Alderi Dantas às 17h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Pendências receberá o Trilhas Potiguares em julho

O município de Pendências é um dos 24 inscritos neste ano no Projeto Trilhas Potiguares, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, realizado durante o mês de Julho, período de férias na Universidade. Este ano o projeto contará com quase mil alunos e uma equipe de 22 professores de diversas áreas do conhecimento e um funcionário.

As equipes serão divididas em grupos de 20, que atuarão com ações sociais aplicadas de acordo com as necessidades de cada região. O programa foi criado na UFRN em 1996, tendo como objetivo principal propor novas formas de aplicação de conhecimentos, voltados para o desenvolvimento sustentável das comunidades pela construção solidária do saber.

Além de Pendências, os municípios inscritos são os seguintes: Antônio Martins, Baía Formosa, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Campo Redondo, Cerro Corá, Ipueira, Jundiaí, Lagoa Salgada, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D água dos Borges, Pedra Grande, Pureza, São Gonçalo do Amarante, Santo Antônio, São Miguel do Gostoso, São Miguel do Oeste, Serra de São Bento, Tenente Ananias, Várzea e Vera Cruz.



Escrito por Alderi Dantas às 12h28
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Senado aprova hasteamento obrigatório da bandeira nacional em escolas

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou um projeto de lei que obriga o hasteamento da bandeira nacional em escolas públicas e particulares pelo menos uma vez por semana. O projeto agora segue para a Câmara.

Segundo o texto do projeto de lei nº 184/03, de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), a medida é válida para escolas do ensino fundamental e médio.

Vale salientar que a legislação referente à forma e à apresentação dos símbolos nacionais -- lei nº 5.700/1991, determina que o hino seja sempre executado nas ocasiões em que a Bandeira Nacional for hasteada.



Escrito por Alderi Dantas às 12h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Blogs, façam bom uso deles

 

Enxergo, neste momento, um deslumbre muito grande com o mundo dos blogs. Falo isso por que não pára de entrar novas pessoas na web, principalmente por essas bandas de cá do universo. Muitas vezes para essas pessoas blog é algo novo. Entrei nesse mundo por uma curiosidade acadêmica, e, portanto, sem outra intenção que não fosse acompanhar a evolução das novas tecnologias repassadas na sala de aula. Blogo desde 2006, quando entendi o blog como uma nova ferramenta de comunicação.

 

Para mim, um dos principais efeitos dos blogs é que eles democratizaram o mercado de opinião. Para o jornalismo, área a qual estou próximo, além do fato de abrir caminhos para os novos profissionais, um dos principais efeitos foi ajudar a quebrar o tal do tabu de que o dono do jornal mandou cortar a notícia.

 

Minha intenção em tocar no assunto é, no entanto, para dizer que mesmo sendo um meio de que todos possam participar, onde todos possam publicar e gerar conteúdo é importante que cada post tenha o cuidado merecido. Na semana passada, vi com tristeza a notícia de que um blogueiro foi condenado pela Justiça Eleitoral por ter ido, infelizmente, para o jogo do topa tudo. Sei, portanto, que o blog é só seu, mas sugiro que faça um bom uso dessa ferramenta.

 

Cá do meu canto, aproveito para dizer aqueles que ainda pensam o contrário que nunca tive a intenção de me fazer o mais lido (o mais... o mais... etc e tal). Nada disso. De que adianta ficar se gabando com números? Se você pegar o The New York Times, ele não é o maior jornal do mundo, mas, engraçado, é o que mais repercute.



Escrito por Alderi Dantas às 12h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Prefeitura de Itajá plageia logomarca de congênere baiana

Pra que criar, se você pode copiar? Pois bem, foi isso que a administração municipal de Itajá fez. Copiou a logomarca da administração municipal de Brumado, Bahia. O município de Brumado é conhecido como a capital do minério e fica situado na Região Sudoeste da Bahia, no Polígono das Secas. A administração municipal é de Eduardo Lima Vasconcelos, reeleito.

O estranho é que mesmo alertada sobre o plágio a secretária de Comunicação, Danyelle Lopes, decidiu continuar utilizando a logomarca.

Segundo a enciclopédia livre, Wikipédia, o plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso. No Brasil, o plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral), e é qualificado como crime de violação de direito autoral.

O blog traz a logomarca original e o resultado do plágio. No entanto, para conferir mais sobre o município de Brumado acesse: www.brumado.ba.gov.br

      



Escrito por Alderi Dantas às 16h43
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



“Namorar político nunca mais”, diz Adriane Galisteu

Adriane Galisteu disse que achou "o fim do mundo" saber que seu ex-namorado, o deputado Fábio Faria (PMN-RN), havia usado verba da Câmara dos Deputados para comprar passagens aéreas para ela, sua mãe e um amigo.

"Pago meus impostos, e muito caro, e agora vejo meu nome envolvido nisso!", disse Galisteu.

As informações são da coluna Mônica Bergamo publicada nesta quarta-feira na Folha.



Escrito por Alderi Dantas às 15h37
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Câmara de Assu muda horário de sessões atendendo proposição de Wálace

 

O Projeto de Resolução ao Regimento Interno, de autoria do vereador – no primeiro mandato – Wálace (PRB), solicitando a modificação das sessões ordinárias para as 20h00, horário em que as rádios podem entrar ao vivo do plenário da Câmara, foi aprovado por unanimidade e, entrou em vigor na sessão desta terça-feira, 14.

 

Mesmo estando a pouco tempo no exercício do mandato, Wálace entendeu  que a mudança regimental no horário de início das sessões só tem a beneficiar a população que passa a acompanhar por completo os trabalhos dos vereadores por meio da TV a cabo e das rádios Princesa e Assu FM. Antes, isso não era possível já que as sessões começando às 19h30 as rádios não tinham como transmitir os trabalhos em função da Voz do Brasil.



Escrito por Alderi Dantas às 20h44
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Fábio Faria usou cota de passagens para pagar viagem de Adriane Galisteu e outros artistas

O deputado Fabio Faria (PMN-RN) utilizou a cota de passagens área a que tem direito para pagar viagens de artistas. A Câmara custeou bilhetes aéreos para a apresentadora Adriane Galisteu, sua ex-namorada, e para os atores Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo como convidados para o camarote do deputado no Carnatal de 2007.

O deputado, que é conhecido pelo bom trânsito entre os artistas, teria ainda reservado passagens para a cantora Preta Gil, e as atrizes Priscila Fantin, sua ex-namorada, e Débora Secco -- que acabaram canceladas.

Pelo menos outras duas pessoas ligadas ao meio artístico também voaram, na mesma ocasião, com os créditos da Câmara: a empresária Maiz Oliveira, sobrinha da atriz Luma de Oliveira, e o cantor Fábio Mondego, vocalista da banda Los Imposibles, dos atores Marcelo Serrado e Marcelo Novaes. As passagens emitidas em nome dos artistas, pela Gol, custaram R$ 5.326,72.

Segundo reportagem do site "Congresso Em Foco", foram pagas sete viagens para a apresentadora e sua mãe, Emma Galisteu, entre 2007 e 2008. Somadas, as passagens da apresentadora, da mãe e do amigo custaram à Câmara cerca de R$ 11 mil.

O deputado divulgou nota nesta terça-feira afirmando que foram identificadas "falhas pontuais, mas que já corrigiu o erro devolvendo o dinheiro aos cofres do Legislativo. A assessoria do deputado, no entanto, informou que as despesas com viagens de Adriane Galisteu não foram ressarcidas. A explicação é de que ela era companheira do deputado na época.

Com informações do UOL Notícias



Escrito por Alderi Dantas às 17h41
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Ronaldo diante e adiante de nós

 

“Que o passado esteja diante de nós, vá lá... Mas o passado adiante de nós, sai pra lá”, o saber semântico-filosófico é do jurista Carlos Ayres Britto. A sentença desse sergipano retrata à perfeição que impregna a política do Assu e cujos vetores dão argumento à gigantesca onda que tenta banhar o nosso Assu insistindo em continuar “adiante de nós”.

 

Apesar de em três mandatos de prefeito não ter tido a capacidade de agir de acordo com as demandas surgidas e ainda ter deixado o município sem soluções para a saúde, educação, cultura, geração de renda , trânsito, limpeza pública etc e etc..., Ronaldo tenta sob o ribombar do tambor assistencialista (cestas básicas) com a qual acalentou as massas depois de levá-la ao fundo do poço em matéria de qualidade de vida, fazer barulho e tentar voltar à cena pública.

 

Como bem disse o autor de nossa sociologia crítica, Florestan Fernandes, “quando não há ruptura definitiva com o passado, ele reaparece cobrando seu preço”. Assim, o ato de erguer o circo protagonizado no final de semana por Ronaldo, merece ser visto como uma contribuição à causa da renovação política que pela sua presença nasceu velha. Neste momento, sobra a Ivan Júnior a alternativa de surfar ou não surfar na onda de Ronaldo. O espetáculo ronaldista já começou...



Escrito por Alderi Dantas às 11h40
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Municípios têm até 28 de abril para registrar frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família

 

Os gestores municipais precisam ficar atentos ao prazo fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para encaminharem a frequência escolar dos atendidos pelo Bolsa Família, que será encerrado no próximo dia 28.

 

O acompanhamento das condicionalidades nas áreas de saúde e educação do Bolsa Família - além da transferência de renda e de ações voltadas às famílias beneficiárias - é fundamental para quebrar o ciclo de pobreza da população atendida. Por isso, é importante que o gestor busque as famílias que estão deixando o filho fora da escola ou sem atender a agenda de saúde. São elas as mais vulneráveis e que necessitam de mais cuidados e apoio para a inserção social.

O MDS transfere mensalmente R$ 954 milhões a cerca de 11,1 milhões de famílias com renda per capita de até R$ 120,00. Os benefícios variam entre R$ 20,00 e R$ 182,00 de acordo com o tamanho e o perfil econômico da família.


Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social



Escrito por Alderi Dantas às 17h12
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Ivan Júnior contrata a assessoria da assessoria de comunicação

 

O episódio parece grotesco, é verdade, mas verdadeiro é. O blog vem recebendo nos últimos dias além do release normal transmitido pela secretaria de Comunicação, pilotada pelo mui amigo Lúcio Flávio, uma versão de release copiada a partir da mensagem original, ou seja, a turma pega uma das notícias enviada por Lúcio Flávio, mexe pra lá e pra cá e... reenvia como material da ECO Imprensa.

 

Aprendi muito cedo o que esse tipo de artimanha significa. No grande teatro da política, a traição de Brutus não fará somente a glória de César. Fará também a história dos que nunca tiveram biografia, nem gratidão e querem subir ao topo.

 

Sim, minha caixa de e-mail inteligentemente vem identificando essas mensagens da turma da ECO como suspeitas e entregando-as como Spam. Que coisa mais, digamos, misteriosa...



Escrito por Alderi Dantas às 16h00
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Roberto Carlos inclui Natal nos 50 anos de carreira

 

O Rei Roberto Carlos prepara um ano inteiro de comemorações para os seus 50 anos de carreira. Serão mais de 24 shows, em 20 cidades. E Natal já está confirmada nesta turnê. O show será no dia 4 de Junho, às 21hs, no Ginásio Machadinho.

A turnê de comemoração de 50 anos já começa no próximo dia 19 de abril de 2009, em Cachoeiro do Itapemirim (ES), cidade onde o Rei começou aos 9 anos cantando na rádio local e se prolongarão até 19 de abril de 2010 em um concerto no sofisticado Radio City Music Hall, em Nova York.

 

Um repertório especial está sendo criado para estes grandes shows e Roberto Carlos chegará a cada cidade da turnê por diferentes meios de transporte: avião particular, iate, carro ou até dirigindo um ônibus. Simultaneamente, mais três caminhões estarão percorrendo as principais capitais e cidades transportando equipamentos do show (som, luz, palco, camarim, telões...).

 

Fonte: http://in360.globo.com/rn



Escrito por Alderi Dantas às 15h50
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Biblioteca é inaugurada sem projeto tem sido aprovado na Câmara

 

O prefeito do Assu, Ivan Júnior (PP), presidiu nesta quarta-feira, 8, a (re)inauguração - parêntese do blog - da biblioteca pública municipal, conseqüência de um convênio firmado entre a prefeitura do Assu e a Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Educação.

 

O blog, no entanto, estranha o fato da homenagem feita à poetisa e escritora Maria Eugênia Montenegro, colocando o seu nome no órgão municipal. Primeiro porque o projeto de Lei encaminhado a Câmara Municipal do Assu no dia 27 de março, não ter sequer ido a plenário para leitura, discussão e, posterior, aprovação, conforme as regras estabelecidas para esse tipo de homenagem. Segundo e, não menos grave, o fato da biblioteca pública do Assu já possuir o nome do assuense Palmério Filho, que manteve durante quase trinta anos no município o jornal “A Cidade”, juntamente com seus irmãos Chisquito e Otávio Amorim. Certamente - como querem algumas pessoas nesta cidade - sou obrigado a pensar que o prefeito não sabia de nenhuma dessas informações.



Escrito por Alderi Dantas às 18h36
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Brasil entra para o "clube dos credores" do FMI

 

O Brasil fará parte do grupo de países que financia regularmente as operações do Fundo Monetário Internacional (FMI). A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira.

O Brasil colocará à disposição do FMI US$ 4,5 bilhões, mas Mantega acredita que será "muito difícil" haver necessidade de o FMI usar todo esse montante.

O aporte de recursos não afetará o nível das reservas internacionais do Brasil, mas apenas sua composição. O país utilizará as reservas para adquirir um ativo do FMI denominado Direito Especial de Saque.

A entrada no plano de transações financeiras do Fundo não exclui a decisão do país de colaborar com cerca de US$ 10 bilhões para elevar a capacidade de financiamento do organismo em meio à crise global. Esse aporte foi decidido também por outros países na reunião do G20.

(Com informações da Reuters e Uol Notícias)



Escrito por Alderi Dantas às 17h26
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Sem saber que ZPE do Vale do Açu foi apresentada, prefeito Ivan Júnior faz críticas à governadora

E o prefeito de Assu, Ivan Júnior, perdeu uma ótima oportunidade de...ficar em silêncio.

Pois ele enviou um grito de protesto, em forma de release distribuído à imprensa, contra o fato da governadora Wilma de Faria ter excluído da explanação que fez hoje em Montes Claros, em Minas Gerais, a ZPE do Vale do Açu.

Ivan Júnior reclamou, através de sua assessoria, que passou o sábado tentando falar com Wilma, através do secretário Cláudio Porpino, mas não conseguiu...

E claramente enciumado, disse que Wilma só prestigiou São Gonçalo, tendo, inclusive, convidado apenas o prefeito Jaime Calado para acompanhá-la na viagem a Minas.

Fonte: http://www.thaisagalvao.com.br

Nota do Blog: O fato faz com que possamos concluir pelo que dissemos no último sábado, quando afirmamos que o prefeito Ivan Júnior estava alheio ao que vinha acontecendo em relação ao ato de sanção da lei das ZPEs no Brasil. E ponto final.



Escrito por Alderi Dantas às 13h58
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Deputados aprovam adiamento do feriado que cair no meio da semana

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou o adiamento, para as sextas-feiras, dos feriados nacionais que caírem no meio da semana. As exceções serão os dias 1º de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro. A proposta foi analisada em caráter conclusivo e segue para o Senado.



Escrito por Alderi Dantas às 13h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Prefeito lamenta exclusão da ZPE do Sertão pela governadora Wilma de Faria

Segundo informação transmitida pela assessoria do prefeito do município do Assu, Ivan Júnior (PP), o mesmo  demonstrou indignação pelo fato de a governadora Wilma de Faria ter omitido a existência do projeto técnico que prevê a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na região do Vale do Açu – projeto já batizado de ZPE do Sertão, durante cerimônia com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 06, na cidade mineira de Montes Claros, onde foi assinada a lei federal que regulamenta as ZPEs.

A assessoria ressalta ainda que como não conseguiu falar com a governadora, restou ao mandatário municipal o ato de protestar contra a omissão, por meio de um telegrama, oportunidade em que reiterou sua disposição de, apesar de tal comportamento, lutar pela viabilidade de tal empreendimento, que já mereceu deferimento inclusive na instância da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado da República.

A informação dá conta ainda de que o chefe do Executivo, apesar da atitude da administração estadual, pretende em sua primeira viagem à capital federal manter gestões em prol do projeto da ZPE do Sertão.

Nota do blog: Até onde entendi o prefeito não viajou até Minas Gerais como chegou a nos transmitiu. Como ele tem um assessor especial para cuidar apenas do tema ZPE do Sertão, não cabe meter-me na questão. Mas, tenho certeza de que a briga por este empreendimento vão por caminhos opostos aos seguidos pela municipalidade assuense. Algumas precauções precisam ser tomadas já, depois será tarde. Muito tarde



Escrito por Alderi Dantas às 18h56
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Lula diz que municípios vão ter que "apertar os cintos"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (6) que fará uma reunião ainda essa semana para tratar da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e disse aos prefeitos que será preciso "apertar o cinto".

"Todos vamos ter que apertar o cinto, mas nenhum de nós vai morrer na seca como os municípios já morreram durante tanto tempo", disse ao discursar na inauguração da usina de biodiesel da Petrobras, em Montes Claros (MG).

Lula explicou que a queda no repasse do FPM é um reflexo da queda na arrecadação geral provocada pela crise financeira internacional e frisou que o vice-presidente, José Alencar, e ministros já começaram estudos para amenizar as dificuldades das prefeituras.

Dados da Confederação Nacional de Municípios mostram que, em março, o repasse do fundo foi 14,7% menor do que no mesmo período de 2008. O fundo é resultado de repasse do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda. Com a crise, o governo zerou o IPI de alguns produtos para estimular as vendas e reduziu alíquotas do Imposto de Renda.

Fonte: UOL Notícias



Escrito por Alderi Dantas às 15h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Ivan Júnior afirma que não está de braços cruzados quanto a ZPE do Sertão

Sempre acreditei que o mundo anda. Pois bem, em ligação feita para esse blogueiro, o prefeito do Assu, Ivan Júnior (PP), informou que não se encontra de braços cruzados, nem vai abandonar a luta pela instalação da Zona de Processamento de Exportação do Sertão (ZPE do Sertão), no Assu. Ivan ainda esclareceu que estará presente no ato presidido pelo presidente Lula, nesta segunda-feira, 6, em Minas Gerais, que irá sancionar a regulamentação das ZPEs no Brasil, mesmo que não seja na comitiva da governadora Wilma.   

Por parte do prefeito, o blog ainda recebeu do secretário de Comunicação da prefeitura do Assu, Lúcio Flávio, a seguinte nota:

Caro Alderi: Assú não está à margem de tal questão. Ainda neste domingo o prefeito Ivan Jr. pretende tratar do tema em Natal com a governadora Wilma de Faria. Ele aguarda somente a confirmação do secretário de Articulação com os Municípios, Cláudio Porpino, para conversar com ela neste domingo. Na segunda-feira ele pretende seguir para tal compromisso em companhia do consultor Brian Tripler, autor do projeto da ZPE do Sertão, e do ex-gerente Nuilson Pinto, partícipe da confecção da mesma iniciativa. O prefeito tomou todas as iniciativas porque, infelizmente, não recebeu qualquer prévio comunicado do Governo do Estado para participar desse acontecimento. Mas, por ser um assunto de sua responsabilidade enquanto gestor, tomou a dianteira para que o município não seja escanteado ou excluído do debate em torno da ZPE do Sertão. Um abraço, Lúcio Flávio



Escrito por Alderi Dantas às 12h22
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Extra... Extra... Extra...

Mais um post sem graça nenhuma, mas serve pra dizer o que já provei ontem – e, de certa forma, acalmou alguns torcedores que já falavam em missa de sétimo dia do blog. Ou seja, estou vivo, vivíssimo...

Quero de coração apertado renovar o meu pedido de desculpas aos webleitores por não está alimentando esse espaço de acordo com a necessidade que o meio internet exige. Mas, tudo possui uma explicação... E, se tem realmente alguém interessada nela, sou tomado nesse momento por falar o que vocês querem saber. Como falei em outro momento,o ano de 2009, para mim, começou no dia 1º de janeiro, e não depois do carnaval. Graças ao Altíssimo, muitos desafios bateram a nossa porta e tenho ou estou dando cria as soluções, seguindo o caminho no “frigir dos ovos” de somar meu primeiro hum milhão de reais. Nesta semana o ritmo das postagens ainda continuará lento. Porém, dou-lhe a palavra de que brevemente compensarei vocês com as notícias que tenho deixado de postar. Um abraço, Alderi Dantas.



Escrito por Alderi Dantas às 11h47
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Lula sanciona segunda-feira lei que regulamenta ZPEs

A lei que regulamenta as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) será assinada na próxima segunda-feira, 6, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no 10º Fórum de Governadores do Nordeste e 5ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene, eventos que serão realizados paralelamente na cidade de Montes Claros (MG).

Dentro da programação consta uma exposição da governadora Wilma de Faria, sobre os temas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e energias alternativas.

O município do Assu que tem se manifestado na briga pela instalação na sua área territorial de uma ZPE, parece alheio a toda programação. Na outra ponta da disputa, e contando com o apoio da governadora Wilma de Faria, São Gonçalo do Amarante marcará presença através do prefeito, Jaime Calado.



Escrito por Alderi Dantas às 12h30
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Globo prepara telejornal só para celular

A Globo vai transmitir no segundo semestre telejornais exclusivos para telefones celulares, informou a coluna Outro Canal na Folha.

Segundo o colunista Daniel Castro, a novidade será anunciada na próxima quarta (8) pelo diretor da Central Globo de Jornalismo, Carlos Henrique Schroder, quando a programação de 2009 será apresentada à imprensa.

Na ocasião, Schroder comentará sobre os investimentos que a Globo vem realizando em conteúdos jornalísticos para novas mídias, como a internet. Alias, não é mais novidade que esse tema se tornou uma das prioridades da emissora desde o ano passado.



Escrito por Alderi Dantas às 11h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]